A Credicard se preocupa muito com a sua segurança e privacidade. Por isso, adotamos uma série de medidas e recomendamos alguns procedimentos para o uso do computador, internet, Internet Banking, e-mails, telefone, cartões de crédito e caixas eletrônicos. É muito importante você os siga e conheça as soluções de segurança que colocamos à sua disposição.

Em nosso portal na internet, utilizamos o modelo de encriptação de 128 Bits, que é referência internacional em segurança. Com isso, toda a informação transmitida ou recebida em nosso site que contenha dados pessoais dos clientes e visitantes ocorrerá em um ambiente seguro. Além disso, todos o nosso site passa por um processo mandatório regularmente, onde são realizados testes de possíveis vulnerabilidades.

E-mails

Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados. Até mesmo amigos podem enviar acidentalmente um e-mail contendo vírus ou programas maliciosos. É mais seguro remover os e-mails não solicitados e que você não tenha absoluta certeza que vem de fonte confiável.

Não responda a e-mails que solicitam informações pessoais. Suspeite de qualquer e-mail proveniente de empresas, instituições governamentais ou pessoas que perguntem suas senhas, número de identidade ou outras informações de alta sensibilidade.

Fique atento a e-mails SPAM. Estes e-mails podem vir aparentemente de uma fonte segura ou de um amigo, mas,na verdade,são desenvolvidos para que você faça download de vírus, programas maliciosos ou que seja direcionado para um site fraudulento e revele informações confidenciais.

Para verificar que um e-mail é realmente da Credicard:

Observe atentamente o endereço do remetente do e-mail, pois os e-mails enviados pela Credicard sempre terminam em “@credicard.com.br”;
Não enviamos arquivos executáveis atachados (terminados em “.exe”);
Não solicitamos que você forneça informações pessoais, como senhas, CPF,código token, dados do cartão etc.;
Não solicitamos que você retransmita nossos e-mails para outras pessoas;
No caso de dúvida sobre se é seguro acessar o Internet Banking da Credicard por um link enviado por e-mail, acesse-o diretamente em nosso site;
Se receber por e-mail um número de telefone para entrar em contato conosco, verifique se é realmente nosso.
Caso você suspeite se tratar de um e-mail fraudulento, apague-o imediatamente. Inclusive da lixeira do seu e-mail. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos meios de atendimento ao cliente disponíveis em nosso site.

Internet
Navegue na internet de forma responsável. Vírus e programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança do usuário podem ser transmitidos em salas de bate-papo, pelo compartilhamento de arquivos e também por acessar sites infectados.

Evite clicar em banners e pop-ups, principalmente em algum que supostamente dê acesso ao Internet Banking da Credicard. Tenha muito cuidado com as informações pessoais que você publicar em redes sociais, como Facebook, Twitter e outras.

Como descobrir se um site é seguro?

Ao entrar na Internet Banking da Credicard ou de qualquer outra entidade, verifique sempre se o cadeado que atesta o certificado da página está fechado e valide suas informações de emissão. Basta clicar nele para ver. O cadeado fica na janela de navegação do seu browser (ou navegador), onde aparece o endereço do site.

iToken SMS

O que é?

É uma senha de 6 dígitos, que não se repete, enviada gratuitamente por SMS para seu celular. Essa senha poderá ser solicitada em :

Consultas realizadas no site Credicard ( código de barras para pagamento/ informações cadastrais / limite de crédito);
Contratações realizadas no site Credicard ( Crédito pessoal / parcelamento de Fatura/Aviso SMS);
Compras realizadas pela internet;
Central de atendimento;
Aplicativo Credicard para computador

Como funciona?

Sempre que o cliente realiza determinadas operações( consultas / contratações /compras pela internet), é solicitado um código de segurança. Com o iToken por SMS, o código será enviado automaticamente por SMS ao celular cadastrado.

Benefícios do ITOKEN SMS

Mais proteção ao usar o site Credicard.
Praticidade e facilidade no uso.

Tarifas

Isento de tarifa.

Como cadastrar?

Nessa página, digite o número de seu cartão (16 dígitos) no campo indicado e selecione o botão “Acessar”
Digite sua senha , a mesma utilizada para efetuar compras ( 4 dígitos)
Selecione :  “produtos e Serviços”  > Itoken SMS > Cadastre aqui.
Preencha os dados do cadastro e dirija-se ao caixa eletrônico do Itaú de sua preferência para validar sua solicitação.

Como validar?

Para validar ( nos caixas eletrônicos Itaú):

Insira o cartão no local indicado;
Digite sua senha , a mesma utilizada para efetuar compras (4 dígitos);
Selecione a opção “ Desbloqueio de iToken SMS”;
Confira as informações apresentadas e selecione a opção “ Confirma”.
Pronto, seu iToken SMS está validado.

 

Seu computador

Evite utilizar computadores públicos para efetuar transações bancárias. De preferência, utilize apenas o seu computador pessoal e garanta que ele possui recursos básicos de segurança.

Verifique se o site possui Certificado de Segurança. Ele é uma garantia fornecida por uma entidade que confirma a identificação do titular do certificado e o nível de segurança do site (para saber mais, acesse a aba "Internet" e leia o tópico "Como saber se um site é seguro?").

Dicas para a segurança do seu computador

Mantenha atualizados em seu computador o antivírus, o sistema operacional e outras ferramentas de controle de segurança, como um firewall pessoal. Programe seu antivírus para vasculhar ameaças automaticamente;
Certifique-se de que o sistema operacional e os programas instalados em seu computador são originais. Sistemas e programas piratas ou vencidos não recebem atualizações importantes.

Senhas

Nunca divulgue sua senha eletrônica a terceiros e sempre utilize senhas de difícil adivinhação. É importante que você troque periodicamente sua senha de acesso ao Internet Banking da Credicard. Preferivelmente, a cada 30 dias. Se suspeitar que ela foi comprometida, altere-a imediatamente, pois ela permite o acesso aos seus dados pessoais e transações.

Não permita que mais ninguém tenha acesso à sua senha. Fique atento ao digitá-la na presença de outros. Jamais a anote em talões de cheque, cartões, agendas etc., nem mesmo guarde em arquivos de computador ou palm tops. Tenha com sua senha os mesmos cuidados que tem com seus objetos de valor.

Verifique periodicamente os lançamentos do seu cartão a fim de identificar se houve alguma compra desconhecida. Caso constate qualquer irregularidade, entre em contato conosco pelos meios de atendimento ao cliente disponíveis em nosso site.
 

Dicas para fazer uma senha forte

As senhas devem conter letras maiúsculas e minúsculas, números e, no mínimo, oito caracteres;
Desmembre as sílabas de uma palavra qualquer e junte a estas silabas um ou dois números. Ex.: Livraria = 1Livr4ria; Exemplos = Ex3mpl0s;
Crie um acrônimo usando nomes de livros, músicas, filmes ou sentenças. Ex.: 20 Dicas para se tornar um grande administrador = 20Dpstuga.
Suas senhas devem ser únicas e não devem conter elementos como:

Número de telefone ou endereço;
Nomes de lugares;
Nomes de empresas;
Datas de aniversário;
Seu nome, de familiares, amigos, colegas de trabalho ou animais de estimação;
Sequências numéricas.

Telefone

A Credicard não solicita nenhuma senha via telefone. Em alguns casos, podemos entrar em contato a fim de averiguar se as compras foram realizadas por você mesmo ou se houve extravio do cartão. Mesmo neste caso, serão confirmados alguns dos seus dados, nunca senhas.

 

Dicas para evitar fraudes por telefone

Desconfie de ligações sobre prêmios e sorteios e nunca dê seus dados pessoais;
Apenas digite sua senha no telefone quando você fez a ligação, nunca quando a recebeu;
Não utilize o celular de desconhecidos para acessar o Internet Banking. O aparelho pode estar preparado para gravar números como o de sua senha;
Importante: A Credicard não efetua ligações para pedir dados pessoais nem solicita senhas ou o seu recadastramento por telefone.

Cartões de crédito
Ao realizar uma compra com o cartão, não o perca de vista; acompanhe o funcionário até a máquina em que será realizada a operação;
Ao digitar sua senha, certifique-se que ela está sendo preenchida com asteriscos (****);
Verifique sempre o extrato do seu cartão, a fim de identificar se houve alguma compra desconhecida; no caso de qualquer divergência, comunique imediatamente para a Credicard;
Tenha atenção redobrada na ocorrência de esbarrões e encontros acidentais. Nesses casos, é sempre prudente checar se não houve a troca do cartão;
Ao receber a carta que contém a senha para efetuar saques nos caixas eletrônicos, memorize a numeração e destrua o documento. Nunca deixe a senha anotada em papéis guardados com seu cartão.

Caixas eletrônicos

Não aceite ajuda de desconhecidos. Somente funcionários devidamente identificados com o crachá do banco ou da administradora do cartão estão habilitados a auxiliar o usuário. Mesmo assim, jamais forneça sua senha;
Ao digitar a senha, mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outros possam vê-la ou identificá-la pelo movimento dos dedos no teclado;
Em caso de retenção do cartão no caixa automático, a senha nunca deve ser digitada novamente. O correto é cancelar a operação e, imediatamente, comunicar o fato ao banco ou administradora de cartões por meio do telefone dentro do próprio caixa eletrônico;
Não aceite propostas de terceiros para transferir valores para a sua conta;
Antes de iniciar a operação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou "fora de serviço". Caso esteja "fora de serviço", não insira seu cartão;
Importante: A Credicard nunca solicitará a sua senha ou entrega do cartão ao entrar em contato com você.
 

Glossário de fraudes e programas nocivos

Phishing – é uma fraude eletrônica que tem por objetivo adquirir dados pessoais de diversos tipos: senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais. O fraudador se faz passar por uma pessoa ou instituição confiável enviando uma comunicação eletrônica aparentemente verídica por email, mensagem instantânea, SMS etc.

Malware – é um tipo de programa destinado a se infiltrar em um sistema de computador de forma ilícita para causar algum dano ou roubo de informações. Spywares, vírus e cavalos de troia são considerados malware.

Spyware – é um tipo de programa de computador que recolhe informações sobre o usuário e seus costumes na Internet e as transmite sem o seu conhecimento ou consentimento.

Vírus - é um tipo de programa que faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores por diversos meios. A contaminaçãoacontecequando o usuário executa o arquivo infectado anexado a um e-mail, pen drives, CDs etc.

Sistemas operacionais e navegadores desatualizados também favorecem a contaminação, pois não tem as correções de segurança que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos.

Cavalo de troia – é um tipo de programa que libera uma porta para uma possível invasão. É fácil de ser enviado, basta clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.