por Luiz Felipe Simões

 

Primeiramente, parabéns! Se livrar das dívidas não é uma tarefa fácil e exige muito controle e disciplina. Mas você sabe qual caminho seguir agora? Pode parecer fácil continuar sem endividamento, mas é justamente o oposto. Sem planejamento, novas dívidas podem aparecer. Então vamos a algumas dicas para ajudar você a ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

 

Reserva de emergência

 

Uma das melhores maneiras para evitar se endividar novamente é ter uma reserva de emergência. Um dinheiro guardado justamente para os momentos em que a situação aperta.

 

O ideal é que sua reserva seja capaz de cobrir os seus gastos de até 6 meses e isso inclui todas as suas despesas. “Ah, mas isso é muito dinheiro, como vou conseguir tudo?” Sim, o valor é alto, mas com o mesmo controle e disciplina que você pode chegar lá.

 

Algum tempo atrás, ensinamos aqui a regra do 50-20-30, que é uma forma de você priorizar o seu dinheiro em três categorias: 50% para os seus gastos essenciais, 20% para as suas prioridades financeiras e 30% para gastar como quiser.

Como a sua prioridade é evitar os imprevistos, guarde 20% do seu salário todo mês para montar a sua reserva. Dentro de alguns meses, você estará protegido para os mais diversos acasos.

 

Planejamento de gastos

 

Com a reserva feita, você está pronto para dar o próximo passo que é estabelecer metas para o seu dinheiro. Quer viajar? Comprar um carro? Ou garantir uma vida tranquila mais para frente? Seja qual for o seu objetivo, você precisa de planejamento para alcançá-lo sem fazer novas dívidas.

Para traçar seu plano, faça algo parecido com a reserva de emergência: separe 20% do salário para os seus objetivos, contudo aqui você pode dividir os 20% como quiser: 10% para a aposentadoria e 10% para uma viagem? Você escolhe, o importante é você ter um objetivo e se planejar para alcançá-lo.

 

O mais importante é não esquecer de fazer as contas antes de tomar a decisão e seguir acompanhando todo mês. Assim, além de garantir sua viagem, você ainda vai poder ficar numa boa enquanto estiver por lá, sem se preocupar se as contas vão pesar pra você.

 

Quer saber como funciona o Saldo de Compras parceladas da Credicard vem comigo que eu te ensino!