Ao seguir essas regrinhas no dia a dia, vc vai ter uma vida financeira mais saudável.
Vem com a gente!



Daniel Navas

Mais um novo ano começou e é exatamente neste início de ciclo que pensamos nos nossos hábitos e em pontos que podemos melhorar. Então, que tal refletir, também, sobre a sua rotina financeira?

Isso mesmo! Algumas mudanças no dia a dia podem ajudar a melhorar nossa economia de forma positiva. E a gente separou cinco destes hábitos para vc dar essa reviravolta na sua vida desde já. Dá uma olhada!

 

1. Se ainda não fez seu fundo de emergências, esta é a hora

A gente já falou algumas vezes por aqui sobre a importância de se ter uma reserva de emergência. Esse dinheiro guardado todo o mês servirá caso surja algum imprevisto na sua vida. E aí, não será preciso usar o dinheiro do dia a dia, e consequentemente, se enfiar em alguma dívida.

Então, faça o seguinte: separe uma parte do que você recebe todos os meses e guarde em um fundo de rendimento que seja fácil de retirar em um momento emergencial, como a poupança, ou fundos de investimentos (que estão rendendo mais atualmente). E não precisa ser muito dinheiro não, tá? Um pouquinho todo mês já vai ajudar bastante!

 

2. Meta é a palavra de ordem

Lembra daquela lista de realizações que a gente costuma fazer no início do ano? É tipo isso. Qual o teu desejo para 2021? Trocar de carro, fazer uma viagem, comprar um imóvel, ou juntar mais grana? Depois que vc decidir qual é a principal meta deste ano, o próximo passo é definir quanto por mês vc poderá guardar e em quais áreas da sua planilha de gastos será possível dar uma apertada, ou até mesmo parar de gastar. Foco no objetivo, vc consegue!

 

3. Busque inspirações

A gente sabe que, muitas vezes, decidir qual o melhor investimento é difícil. Por isso, se vc tem parentes e amigos que podem servir como inspiração no quesito economia, converse com eles a respeito.

Além disso, as redes sociais estão repletas de canais cheios de bons conteúdos sobre educação financeira. Vale a pena seguir aqueles que vc mais se identifica e, assim, ficar um pouco mais por dentro do mundo econômico. Nós somos uma delas, tá? ; )

 

4. Parcelar? Só quando necessário

Em alguns momentos, optar por dividir a compra em parcelas tem as suas vantagens, claro! Mas o ideal é sempre utilizá-la quando for inevitável, ou seja, em aquisições de valores altos, como um carro, uma casa, ou um eletrônico caro.

 

5. Controle o desperdício, ou dê fim a ele

É muito importante ter em mente quais são as suas reais necessidades ao longo do mês e tentar, sempre, evitar os excessos. São estes desperdícios que fazem com que o dinheiro vá embora sem vc nem perceber.

Sabe aquela história de fazer uma lista antes de ir ao supermercado? Então, é disto que estamos falando, e é um ótimo exemplo de como o desperdício pode ser evitado.

Agora é com vc! Claro que não precisa incorporar todos estes hábitos de uma vez em sua rotina. Vá aos poucos. Comece por aquele que vc considera mais fácil, e assim por diante. Seu bolso ficará muito feliz neste 2021 ;)