Como se prevenir dos principais golpes de Carnaval

 

Por Luiz Felipe Simões



Um mini guia para você cair na folia sem preocupações


O feriado mais aguardado pelos foliões já está logo ali. Mas apesar do Carnaval ter muita diversão e farra, as aglomerações e o estado eufórico das pessoas são um prato cheio para os ladrões e golpistas. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a se prevenir dos principais golpes do carnaval, beleza?


Saia só com o necessário


Simplifique! Ao invés de levar com um monte de coisas, prefira levar a menor quantidade possível de itens. Quanto menos pertences, menor a atenção que você precisa dedicar a conferir os objetos. Por isso, opte por levar o documento com a carteira do plano de saúde, seu Credicard, o celular, o cartão do transporte público e dinheiro para emergências. Todos eles, com exceção do celular, cabem dentro do plástico do RH ou da CNH.


Doleira, a sua melhor amiga

 

Ah, você deve estar imaginando que esse acessório é só para quem vai viajar, mas nada disso! A doleira permite que você junte todos os seus objetos de valor em apenas um lugar, que ainda é de difícil acesso. O ideal é você colocar todos seus pertences dentro e só abrir em locais em que tenham pouca aglomeração, assim você evita furtos no meio da muvuca.


Bebida lacrada e vendedores credenciados

 

Olha a cerveja 3 por R$ 10! Olha o pesado! São diversas as frases para tentar te convencer a comprar com os ambulantes. Muita gente aproveita essa época para tirar uma grana extra, mas nem todos são bem intencionados. Por isso, fuja de bebidas abertas e de vendedores não credenciados, ok? Uma boa dica antes de cair na folia é de uma passada no mercado para comprar as bebidas, pois além de garantir a procedência, é quase certeza que você encontrará preços melhores.


Marque um ponto de encontro

 

Essa dica é para você e seus amigos que amam dar um perdido na galera, seja para beijar o crush ou até mesmo ir ao banheiro. Independente do motivo, se perder da galera no carnaval é muito fácil, por isso, assim que chegarem na folia, marquem um ponto de encontro. Caso alguém se perca, poderá mandar mensagens para os amigos para se encontrarem depois, evitando assim os assaltantes que esperam pelas pessoas que andam sozinhas e desprotegidas.


Coloque um adesivo no cartão

 

Essa é a novidade dos golpes: a troca de cartão. Esse golpe normalmente acontece quando você vai comprar nos ambulantes, eles se aproveitam da sua desatenção para trocar seu cartão de crédito por outro praticamente igual. A dica de ouro é colar algo no seu cartão -- pode ser adesivo, etiqueta ou até mesmo pintar de esmalte -- o que importa é que você consiga identificar o seu cartão sempre.


Opte pelos pagamentos com as carteiras digitais onde possível

 

Se você quer reduzir o número de pertences para apenas dois, saiba que isso é possível. É só você cadastrar os seus cartões nas carteiras digitais, isso vai reduzir o número de pertences drasticamente. Porém, é preciso ter cuidado para não ter o celular furtado ou acabar a bateria, ok?

Vale lembrar que o seu Credicard pode ser adicionado em todas as carteiras digitais. Não sabe adicionar, sem problemas, vem com a gente que vamos te ensinar a como pagar com o celular


Ative o alerta de sms

 

A essa dica nem deveria ser só para o carnaval, e sim para a vida toda! Essa opção permite que você receba notificações via SMS de qualquer compra feita no seu cartão de crédito. Assim você fica sabendo caso alguém roube ou clone o seu cartão e tente usar.


Por último, mas não menos importante: se beber, não dirija.


Bom, agora que você já está preparado para pular carnaval, que tal planejar a sua próxima viagem? Que tal aprender como tirar as férias do seus sonhos!