Conheça a história por trás de uma das datas mais famosas

 

Por Luiz Felipe Simões



O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março em vários países do mundo. É uma data que celebra luta das mulheres por igualdade e relembra a criação de associações, protestos e greves lideradas por operárias, que reivindicavam ampliação de direitos e melhorias nas condições de trabalho.  Mas você sabe como surgiu essa data? Vem com a gente que vamos te contar.



Origem controversa



O dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher pela ONU em 1975. Ao contrário do que muita gente pensa, a data não faz referência a um evento histórico específico, mas a uma série de episódios entre o final do século 19 e começo do século 20 que deixavam claro a desigualdade entre homens e mulheres.

 

Manifestação por igualdade de direitos



De acordo com o site da ONU (Organização das Nações Unidas), a primeira referência ao Dia da Mulher aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1909, quando o Partido Socialista da América decidiu homenagear a greve dos trabalhadores têxteis de 1908. Naquele ano, quase 15 mil mulheres se juntaram em uma grande manifestação em Nova York para reivindicar melhores condições de trabalho.

 

Incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York


No Brasil, é comum achar que a data faz referência a um grave incêndio que aconteceu em 25 de março de 1911 em uma fábrica têxtil em Nova York. Nesse evento,146 pessoas morreram queimadas (125 mulheres e 21 homens). Esse foi mais um evento que mostrou as péssimas condições de trabalho que as mulheres enfrentavam.

 

Dia das mulheres na Europa



Do outro lado do oceano as mulheres também se movimentavam, em 1910, em Copenhague, na Dinamarca,  a alemã Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da mulher durante a II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, contudo não estipulou uma data.

Em 1917, a Rússia estava sobre fortes tendências revolucionárias que resultaram na queda monarquia e na revolução socialista. Nesse contexto, mulheres russas resolveram sair às ruas por “pão e paz” no último domingo de fevereiro, segundo o calendário Juliano utilizado na época. Para nós, que usamos o gregoriano, a data do protesto caiu no dia 8 de março. Quatro dias depois, a monarquia Czarista foi derrubada, um governo provisório foi instaurado e as mulheres ganharam direito a voto.

 

Criação da data oficial

 

Embora a data tivesse sido celebrada ao longo do século, ela ainda não era oficial. Só em 1975 a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, declarando aquele ano como o Ano Internacional das Mulheres e estabelecendo ações voltadas ao combate das desigualdades e a discriminação de gênero.

 

Apesar de todo o esforço e toda a luta das mulheres ao redor do mundo, elas ainda têm um longo caminho pela frente. Um estudo feito pelo IBGE revela que apesar de a diferença ter caído entre os anos de 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham em média 20,5% menos que os homens que ocupam as mesmas posições.

 

Nesse dia da mulher, que tal conhecer a história de 3 desenvolvedoras de jogos?