E não é só isso! Com muita disciplina e rede de contatos, é possível transformá-lo em sua atividade principal

 

Daniel Navas

Vc sabia que em algumas profissões é mais fácil conseguir trabalhos esporádicos, ou os chamados freelancers? É isso mesmo! Para quem trabalha como designer gráfico, publicitário, jornalista, desenvolvedor, arquiteto, tradutor, designer de interiores, especialista em marketing, advogado, ou algumas outras funções, o freelancer é uma mão na roda para conseguir aquela renda extra. Tem gente, inclusive, que vive somente destes “bicos” (ganhando muito bem e ainda dono do próprio horário).

Se vc faz parte de uma destas profissões e está bastante interessado em ser um freelancer, saiba que a Internet pode ajudar bastante a encontrar estes trabalhos esporádicos. Isso porque existem diversas plataformas que foram criadas para unir, em um mesmo espaço, os clientes que precisam de um determinado serviço e os freelancers e profissionais autônomos.

E os trabalhos oferecidos são diversos. Desde tradução e escrita de textos à criação e desenvolvimento de websites, passando por assessoria jurídica e montagem de projetos arquitetônicos.


Como funcionam as plataformas de freelancers?

O sistema é bem simples. Uma empresa, de qualquer parte do país (e até de fora do Brasil) precisa de um serviço específico, como a tradução de um texto, por exemplo. Então, a companhia faz um post na plataforma especificando o que ela precisa. Se vc é fluente em inglês e tem um tempo livre para fazer uma tradução, pronto! Casamento perfeito!

Vc pode entrar em contato com a empresa, contando um pouco da sua experiência, ou a própria companhia pode procurar o perfil que precisa dentro do banco de freelancers da plataforma e mandar mensagem diretamente para o profissional.

O sistema conecta pessoas. E mesmo que vc tenha um trabalho fixo, pode usar o seu tempo livre para conseguir um dinheiro a mais. É legal saber que o valor do serviço, o tempo de execução e entrega são sempre negociados diretamente com o cliente por meio das plataformas, o que traz mais segurança para este tipo de trabalho.



Os sites mais conhecidos

Cada plataforma tem a sua política de contato do cliente com o freelancer, assim como o sistema de remuneração. Alguns sites cobram uma taxa pelo serviço prestado, já outras exigem que vc faça um plano de assinatura para ter acesso a todas as ofertas de trabalho.

 

Por isso, é válido fazer uma pesquisa e encontrar aquelas plataformas que mais se encaixem ao seu perfil. Para te ajudar, a gente separou os principais sites de trabalho freelancer. Veja só!

 

Freelancer.com.br

A plataforma possui serviços para diversos segmentos, como websites e aplicativos, até segmentos de saúde e bem estar. O cadastro é gratuito, mas vc pode escolher um plano de assinatura que dá mais destaque para os freelas e outros benefícios.

 

Workana

Com trabalhos que também envolvem diversas áreas, é possível encontrar jobs em outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai e México. O cadastro é gratuito e existe uma taxa de comissão, que varia de 5% a 20%. A opção de planos de assinatura é encontrada na plataforma, oferecendo, assim, vantagens como a possibilidade de saques semanais do valor do serviço realizado.

 

99Freelas

Por lá, é possível encontrar jobs para as áreas de administração, contabilidade, advocacia, design, arquitetura, escrita e muitos outros. Tanto para o cliente quanto para o freelancer, o cadastro no site é feito gratuitamente, porém, a plataforma costuma cobrar uma taxa de 7% a 15% (R$ 5,00 no mínimo) pelo serviço. Vc também pode optar por assinar dois planos ofertados no site. Os benefícios são taxas reduzidas e menor tempo para receber o valor do serviço prestado.

 

Meu Redator

Como o próprio nome sugere, a plataforma é dedicada apenas aos amantes da escrita e às empresas que buscam este perfil de profissional. Assim como todos os outros, o site também é gratuito, não possui taxas e planos de assinatura.

 

Anytask

O site é internacional e busca profissionais de áreas como design, marketing, escritores e tradutores, fotografia e audiovisual, entre outros. O cadastro é gratuito, sem taxa e não tem planos de assinatura.

 

E continue ligado em nosso Blog, que estaremos sempre dividindo com vc dicas valiosas. Até mais. :)