Daniel Navas

Pergunta rápida: quantas horas por dia vc passa online? Muitas, né? E da mesma forma que estamos cada vez mais conectados, os perigos na Internet também aumentam.

E para evitar qualquer tipo de problema virtual, é muito importante ter alguns hábitos de segurança e segui-los sempre. Para facilitar a sua vida, a gente separou 5 dicas de proteção na Internet que te ajudarão a evitar qualquer tipo de susto entre um e-mail e outro. Dá só uma olhada! 
 

1- Crie senhas fortes

Por incrível que pareça, tem muitas pessoas que usam termos ou sequências como “senha” ou “12345”. A justificativa? São mais simples de lembrar. Tudo bem, a gente concorda, mas o problema é que estas senhas também são fáceis de adivinhar. 

Existem vários critérios para criar uma senha forte:

  • Use uma frase longa que tenha, pelo menos, doze caracteres.

  • Inclua números, símbolos e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas.

  • Não confie tanto na substituição de letras ou números por símbolos. Por exemplo, “C®ed1c@rd”. Pode parecer uma senha segura, mas não é! Os hackers conhecem esses truques. 
     

    2- Desconfie de redes sem fio públicas ou abertas

Sim! É maravilhoso quando a gente chega em algum lugar e o wi-fi está lá, pronto para ser usado. Mas fique esperto, redes de wi-fi públicas ou sem senha podem levantar alguma suspeita com relação à segurança.

Isto porque nenhum wi-fi público é 100% seguro. Então, aqui vale o bom senso na hora de decidir entrar ou não em uma rede sem fio aberta. Se vc ver que aquele post nas redes sociais pode esperar um pouco, ou que aquela mensagem não é tão urgente assim, então é melhor esperar até que vc possa se conectar com segurança. ;)

Outra dica é sempre estar logado em uma rede que usa uma conexão “HTTPS” criptografada. Seu navegador deve indicar isso no URL. Usar uma VPN (tecnologia usada para te proteger em wi-fi públicos) pode fornecer uma camada adicional de segurança. E, claro, não faça suas operações bancárias, ou outra navegação confidencial, em um espaço público. Deixe para fazer isto em casa.


 
3- Diversifique os tipos de segurança que vc usa

Alterar suas senhas mensalmente é o primeiro passo para continuar protegido. Mas também é muito importante manter o antivírus do seu computador sempre atualizado, assim como outros programas, como navegadores e de e-mails. 


 
4- Faça backup de seus dados 

Armazenar informações valiosas em outro dispositivo ou nuvem pode te ajudar, caso algum invasor cibernético manipule seus dados em vez de roubá-los. Assim, você consegue reconhecer esta ameaça e deletar todas as informações com a certeza de que os dados estão salvos em outro local. 


 
5- Respeite os avisos de segurança dos navegadores

Estes programas, geralmente, avisam sobre malware e atividades suspeitas, e é importante prestar atenção às notificações, em vez de apenas descartá-las. Não ignore estes alertas ou visite sites maliciosos que possam causar problemas. Além disso, evite baixar programas de sites não verificados e use VPN se seu IP (a identidade do seu computador, vamos chamar assim) estiver sendo rastreado.

Curtiu as nossas dicas? Então comece agora mesmo a proteger a sua vida na Internet. E continue ligado no nosso Blog, pois sempre trazemos informações para deixar a sua vida mais tranquila. :)