Os preços dos alimentos só aumentam, a gente sabe, mas dá sim para preparar um jantar gostoso e gastando pouco

 

Ian Perry

Finalmente, chegou a época que muitas pessoas adoram: o Natal. Para este ano, os encontros serão diferentes, com poucas pessoas, e sem abraços e beijos. Mas nem por isso a gente vai deixar de comemorar, não é mesmo?

Se vc é a pessoa que vai preparar a ceia natalina, então chegou a hora de pensar em ideias de pratos saborosos. E o melhor ainda é se estas receitas forem econômicas. 

Pensando em todo esse contexto que vivemos, que nós, do Blog Credicard, com a ajuda de Milton Pignatari, professor de Economia da Universidade Presbiteriana

Mackenzie, separamos algumas ideias de ceia econômica, mas sem alterar aquele sabor natalino que a gente adora. Se liga!

Quantidade por pessoa

Antes de mais nada, é necessário analisar, com antecedência alguns pontos: o seu orçamento para saber até quanto vc pode gastar, o cardápio que será servido na noite de Natal e a quantidade de pessoas que participarão da comemoração (lembrando que este ano o número é reduzido).

Para ajudar no orçamento, uma ótima dica é calcular a quantidade de alimentos por pessoa. O cálculo funciona assim:

●     Frios: 150g, o que dá, mais ou menos, 5 fatias.

●     Patês e molhos: 50g (1 colher de sopa cheia).

●     Salgadinhos: de 6 a 8.

●     Canapés: 4 ou 5.

●     Salada verde: 50g.

●     Batata: 120g a 150g (1 batata média).

●     Arroz (cru): 50g (1 xícara de café).

●     Farofa: 50g (1 xícara de café).

●     Carnes e peixes: um bife de 200g .

●     Camarão: 70g.

●     Massas: 200g (2 xícaras) de massa

●     Molho para massa: 200ml (3/4 de xícara de chá).

●     Salada de frutas: 100g (1/2 xícara de chá).

●     Sorvete: 2 bolas.

●     Refrigerante, suco, chá e água: 600ml.

●     Cerveja: 1 litro (cerca de 3 latas)*

●     Whisky: 1 garrafa de 750ml para cada 10 convidados*

●     Vodka: 1 garrafa de 750ml para cada 3 convidados*

●     Vinho tinto: 1 garrafa de 750ml para 3 pessoas*

●     Champanhe: 1 garrafa de 750ml para 2 pessoas, se for servido a todo instante, ou  1 garrafa para 8 pessoas se for só para brindar*

Pesquise, pesquise, pesquise

Também é de extrema importância fazer um estudo dos preços dos alimentos que pretende usar para a ceia. Assim, vc consegue saber se frutas e verduras, por exemplo, estão mais em conta no mercado ou na feira livre.

Além disso, nada de comprar todos os itens em um mesmo local. Por isso a pesquisa é tão importante. Selecione dois ou três estabelecimentos que sejam próximos e vá separando os ingredientes que estão mais baratos em cada lugar. Aí, é só determinar um dia para fazer as compras.

De olho no salgado

Quer ideias de receitas econômicas, também? A gente tem por aqui. Se a ideia for ter algo para a entrada, uma ótima dica é investir em bruschetta ou salada caprese no palitinho. Basta juntar tomate cereja com mussarela em bolinha e pronto!

O bom e velho arroz branco (ou integral para quem prefere) não sairá de moda este ano, mesmo com o preço um pouco elevado. Então, dá para incrementar com uvas passas, nozes ou alguma outra oleaginosa que esteja com preço mais em conta.

Claro que o arroz não estará sozinho. Para o acompanhamento pode-se preparar alguma carne, e atualmente os cortes de porco e frango estão, em muitos lugares do Brasil, com o preço um pouco mais acessível. O tender de porco, por exemplo, está valendo a pena, e vc pode prepará-lo com abacaxi, ou se preferir fazer uma salpicão. Outra ideia bacana é fazer um fricassé de frango, que também vai muito bem com arroz.

Partiu sobremesa

Para os doces, a simplicidade pode ser a peça-chave deste ano. A sugestão da vez é fazer um pavê ao seu gosto. Mas se essa sobremesa não for muito natalina para vc, outra dica é optar por fazer biscoitos de canela caseiros. Pensa só que delícia, hein?

E os drinks?

E para os maiores de 18 anos que optarem por algo alcoólico, o melhor é pensar em um bom vinho, ou uma sangria de frutas vermelhas, que casa muito bem com o verão.

E, para agradar todo mundo, dá sim para fazer drinks com frutas e água com gás, por exemplo, que ficam super saborosos e refrescantes.

Vale lembrar que estas ideias de pratos para a ceia podem ser feitas para alguns convidados que vc pensa em convidar (lembrando de que, neste ano, as reuniões devem ter poucas pessoas e com distanciamento) ou até mesmo só para vc. O importante é não deixar o Natal passar em branco. Divirta-se, com moderação e boas festas :) 


*Lembrando que todas as bebidas alcoólicas mencionadas nesse texto são apenas para maiores de 18 anos, tá? Beba com moderação ; )