Sabia que é possível ganhar uma graninha extra sem sair de casa?

 

 

Por Luiz Felipe Simões

 

Precisando de uma graninha extra pra complementar a renda mensal? Se você é desenvolvedor, designer gráfico, jornalista, publicitário, tradutor, arquiteto, designer de interiores, advogado ou especialista em marketing, saiba que a internet pode ajudar você a encontrar alguns “bicos” por aí e ganhar dinheiro como freelancer.

Hoje, existem algumas plataformas criadas especialmente pra conectar clientes a profissionais autônomos e freelancers disponíveis para executar serviços diversos, desde a tradução de textos a criação de websites até assessoria jurídica. Listamos algumas delas pra ajudar você a encontrar o seu próximo freela.

 

O que é uma plataforma de freelancers


Vamos supor que seu inglês seja fluente e que existe alguém em outra cidade ou país precisando de uma pessoa com a sua habilidade para fazer uma tradução. É isso o que uma plataforma de freelancers faz: conecta pessoas.

Mesmo que você tenha um trabalho fixo, você pode usar as plataformas como um facilitador pra realizar projetos no tempo livre e complementar sua renda. O valor pelo serviço prestado, assim como os prazos e as condições de entrega, são sempre negociados com os clientes e mediados pelas plataformas, que, no geral, cobram uma taxa por facilitar esse relacionamento.

É claro que você pode aceitar ou não as condições sugeridas pelo cliente, assim como ele pode aceitar ou não a sua proposta de orçamento. A vantagem pra quem está em busca de uma grana extra é poder escolher as condições pra aceitar aquele trabalho.

 


Conhecendo as plataformas

 

Existem várias as opções de sites pra quem quer saber como ganhar dinheiro na internet. Cada uma oferece uma política de remuneração. Alguma cobram uma taxa pelo serviço prestado, outras exigem que você faça um plano de assinatura. Conheça as mais famosas:

Ah! Vale lembrar que, todas as informações foram retiradas do site de cada plataforma no dia 06 de março, ok?

 



 

●     99Freelas


No 99Freelas há serviços oferecidos tanto pra as áreas de criação, design e tradução quanto pra engenharia, arquitetura e vendas. Pra clientes e freelancers, o cadastro é gratuito, mas a plataforma costuma cobrar uma taxa de 7% a 15% (R$ 3,00 no mínimo) pelo serviço. Além disso, eles também oferecem dois planos de assinatura. Entre os benefícios desses planos estão taxas reduzidas e menor tempo para receber o valor do serviço prestado na sua conta.

●     Freelancer.com.br


Aceita freelancers de diversas áreas desde design até jurídica. É gratuita e não tem taxa, contudo você pode optar por fazer um plano de assinatura. Quando você assina tem mais destaque para os freelas na plataforma, entre outros benefícios.

●     Workana


O cadastro na plataforma é gratuito, porém, a taxa de comissão varia de 5% a 20%. Aceita as mais diversas áreas de freelancers desde TI até engenharia, além disso oferece três planos de assinatura, que garantem mais exposição e também a possibilidade de saques semanais para os serviços prestados.

●     Anytask


Plataforma internacional, sem taxa, gratuita e sem planos de assinatura. Aceita os mais diversos tipos de freelas e não possui planos de assinatura.

●     Meu Redator


Plataforma gratuita, sem taxas e não tem planos de assinatura, entretanto só aceita redatores.

Curtiu saber como ganhar dinheiro na internet? Então fique ligado no nosso blog pra essas dicas de como se preparar pra sair de casa.