Por Luiz Felipe Simões

Não tem jeito: dinheiro é um assunto na vida e também na arte. Livros, séries e até filmes abordam as diferentes formas de se relacionar com ele - seja pela falta ou pelo excesso. Por isso, hoje preparamos uma lista com cinco filmes para vc repensar a sua relação com o dinheiro. Cuidado com os spoilers!





1. O lobo de Wall Street — (2013) - dirigido por Martin Scorsese

Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um jovem talentoso e ambicioso de classe média baixa, que fica milionário nos anos 80 como operador na Bolsa de Valores de Nova York. Mas o rápido enriquecimento dele e de seus sócios é conquistado graças a práticas antiéticas e, em muitos casos, até ilegais. O filme nos faz refletir sobre os excessos do protagonista e as consequências de achar que não há limites para quem tem dinheiro e poder.


2. À procura da felicidade — (2007) - dirigido por Gabrielle Muccino

Inspirado em fatos reais, o longa estrelado por Will Smith acompanha a história de Chris Gardner, um pai de família que enfrenta graves problemas financeiros e é abandonado pela esposa, que o deixa com o filho de apenas cinco anos. Chris passa por poucas e boas: ele e seu filho são despejados de casa e vão morar na rua. Mesmo assim, ele não desiste de acreditar e de batalhar por um emprego que pode lhe dar condições melhores de vida. A história de superação de Chris nos inspira a não desistirmos de nossos objetivos, mesmo nos momentos difíceis.


3. Os delírios de consumo de Becky Bloom — (2009) dirigido por P. J. Hogan

Baseado na série de livros “Shopaholic”, de Sophie Kinsella, nessa adaptação, a protagonista Rebecca Bloomwood é interpretada por Isla Fischer. Becky, como é conhecida, é formada em Jornalismo e é uma compradora compulsiva. Após uma reviravolta, ela consegue um emprego em uma revista de economia para escrever sobre finanças pessoais. Apesar de seus textos fazerem sucesso, Becky tem que fugir constantemente dos cobradores e dos problemas causados pela sua compulsão por compras. O filme cheio de humor nos faz refletir sobre o consumismo e as armadilhas que ele pode nos colocar.

 

 

4. O Homem que Mudou o Jogo — (2012) dirigido por Bennett Miller

Baseado em uma história real, o filme mostra a trajetória de um time de beisebol que precisa rever suas decisões depois de um corte de verba. O enredo se passa em torno do gerente geral do time Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, e mostra os problemas que ele enfrentou e as soluções tomadas para ele e seu time dessem a volta por cima (sem gastar muito, claro).

 

5. Até que a sorte nos separe — (2012) - dirigido por  Roberto Santucci

Chegou a vez de um filme brasileiro! Lançado em 2012, o longa retrata a vida do casal Tino, interpretado por Leandro Hassum, e Tina, interpretada por Danielle Winits. Eles têm a vida transformada, após ganharem um prêmio da loteria. Contudo, após viverem 15 anos de ostentação, o dinheiro acaba e Tino se vê num beco sem saída, pois Jane está grávida do terceiro filho e ainda não sabe da falência.


E aí, gostou das nossas sugestões? Então coloque na sua lista de filmes para assistir! Não consegue tirar o dinheiro da cabeça? Está até sonhando com ele? Descubra o que significa sonhar com dinheiro